Harmonizando a vida com cervejas, comidas de botequim e amizade

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Feliz Aniversário atrasado - BOTECO COLARINHO

               Prosseguindo com a infeliz mania de publicar postagens atrasadas, mas valendo-me da velha máxima “o que vale é a intenção”, nunca é tarde para falar do aniversariante do mês de agosto, que de desgosto nada tem, o Boteco Colarinho. Parabéns pelo 1 ano de atividade, comemorado sábado penúltimo, 13/08/2011.
Mistura Clássica de Trigo (German Weizen - 5% APV)
               A primeira vez que soube deles foi através de matéria publicada no suplemento carioca de uma revista dominical e pela postagem no blog da FemAle Carioca. Ambos enalteciam as deliciosas comidas e petiscos oferecidos, a vasta carta de cervejas engarrafadas e, principalmente a exagerada quantidade de torneiras de chope (seis) instaladas, cada uma servindo um chope exclusivo, nunca repetido, dos mais variados estilos.
Estrada Real IPA Falke Bier (India Pale Ale - 7,5% APV)
               Impossível contar nos dedos a quantidade de vezes em que fui para apreciar o lançamento de um chope novo recém plugado na torneira, inclusive alguns lançamentos são tão concorridos que ocorre do barril durar apenas uma noite! Minha namorada e eu já comemoramos nossos aniversários lá, e seja em final de expediente ou fim-de-semana sempre dou um pulo, só não sou mais assíduo devido a distância intermunicipal que me separa e àquela preguiça que dá em alguns momentos para atravessar a ponte Rio-Niterói, senão corria o risco de ser freguês diário.ojeHoj
combinação matadora: feijão amigo + chope / comemorçaão de aniversário / Colorado Double Indica (Double India Pale Ale - 9,5% APV)
               AtualmentaSSS Atualmente aumentou para nove a quantidade total de chopeiras, continuando sem repetir os chopes servidos e até em votação eles já participaram, promovida pela curitibana Cervejaria BodeBrown, para escolha de dois locais no Rio (que foi a cidade mais votada na enquete) que receberiam com exclusividade o chope Perigosa Imperial Milk Stout. Os ganhadores? Beer Jack e Boteco Colarinho.
Perigosa Imperial Milk Stout (Russian Imperial Stout - 14,5% APV)
               A comida é ótima, o ambiente idem, mas sempre que vou lá é principalmente para beber chope, preferencialmente um chope inédito e esse rodízio é que me motiva e creio ser o grande trunfo deles, sempre renovar trazendo algo novo, continuando a atrair velhos freqüentadores sempre sedentos por novidades. Ao público recém chegado, muitos indecisos devido a grande variedade ou acostumados apenas às cervejas do dia-a-dia, eles também servem chopp Brahma, que pode servir como uma porta de entrada ao vasto mundo das cervejas especiais. Passando de brahmeiros para apreciadores de #cerveja de verdade.
Falke Tripel Monasterium (Belgian Tripel - 9% APV)
               Da infinidade de chopes, alguns nem existem mais, caso do Botto Bier München Hell, do cervejeiro carioca Leonardo Botto, que o fazia via Cervejaria Rötter, de Barra do Piraí. Foi um dos primeiros artesanais a serem vendidos lá, servido em canecas de 300, 500 ml ou em 1 litro, fazia muito sucesso, e o próprio Botto é assíduo freqüentador de lá.
Botto Bier München Hell (Munich Helles - 5,1% APV) nas versões "mass" (1 litro) e 300 ml. Detalhe da caricatura no porta-copo
               Também já serviram como plataforma para lançamento de cervejas novas, como por exemplo a Bierland Vienna, da Cervejaria Bierland, de Blumenau, que a lançou em primeira mão no Boteco Colarinho em versão chope, que tão logo esvaziou o barril não foi mais feito, apenas comercializada em garrafa. Outro que fez um lançamento lá foi o célebre Marco Falcone, proprietário da mineira Falke Bier, que compareceu pessoalmente para lançamento do chope American IPA, outra que fez muito sucesso e acabou rapidinho. Já receberam outras visitas ilustres de proprietários de cervejarias artesanais brasileiras e até celebridades-cervejeiras internacionais. Curioso também o caso da Dado Bier, cervejaria gaúcha que convidou os cervejeiros cariocas Ricardo RosaMauro Nogueira para elaborarem uma cerveja com adição de Chocolate Kopenhagem, daí surgiu a Dado Bier Double Chocolate Stout, que infelizmente teve seu registro vedado junto ao MAPA por conter leite em pó na receita. Das poucas garrafas que foram feitas (100 apenas) seu lançamento ocorreu em festa promovida pela cervejaria no Boteco Colarinho para alegria de poucos felizardos que a degustaram.
La Trappe Quadrupel (Belgian Specialty Ale/Quadrupel - 10% APV)
               Chopes gringos sempre estão presentes e ao menos um é certo de encontrar em alguma das nove chopeiras. Já serviram a premiada belga Delirium Tremens, servida em copo próprio desenhado com elefantinhos cor-de-rosa, que é o mascote da cerveja, a trapista La Trappe Quadrupel, que mesmo com seu abusivo teor alcoólico de 10% não assustava aos corajosos que a tomavam, devido a rica complexidade de aromas e sabores que ela apresentava, e a escocesa BrewDog, especialista em cervejas extremas e especiais, representada com 3 variedades de chopes, 5 a.m. Saint, Trashy Blond e a Punk IPA (que já pude experimentar), servidos intercaladamente.
Punk IPA (India Pale Ale - 6% APV). Detalhe do "Jornal do Barril"
               Os acepipes, comidinhas, petiscos, comidas de buteco, seja qual nome usado, são um caso a parte. Presença primordial em qualquer bar a comida de botequim serve para compor o trio junto com a cerveja e a conversa jogada fora.  O bar deve ter o cuidado em oferecer variedade, vastas opções e acuro no preparo. Lá tem isso tudo. Servem empadas, pastéis, pratos, porções, caldos, sopas, e por aí vai. Meus preferidos: feijão amigo, que é um dos que sempre peço, quase como uma obrigação, sempre servido quentinho e saboroso, excelente acompanhante para chopes escuros, carregados em maltes torrados ou defumados; bolinho de batata baroa com gorgonzola, que chega a derreter e de tão quente queima a boca, ideal companheiro da extinta Botto Bier; pastel de feijoada que me soa mais como uma feijoada no pastel devido ao excessivo e bem servido recheio, sempre fresquinho. Outro de minha preferência que passou a existir esse ano foi o Toca do Matuto, bolinho de berinjela empanado no Doritos com recheio de carne seca e azeitona, que participou do Comida di Buteco 2011 como melhor tira-gosto. Não ganhou, mas o manteram no cardápio, então quem ganhou fomos nós.
Bamberg Helles (Munich Helles - 5,2% APV) versão 500 ml e caldinho de feijão amigo para acompanhar
Colorado Grão-Pará (American Brown Ale - 8% APV) acompanhada de empada de frango com catupiry e pastel de feijoada
               Noves torneiras de chope, variedade de comidas, atendimento de primeira, mas o melhor que o Boteco Colarinho tem a oferecer somos nós mesmos, o maior sucesso de qualquer bar, por mais que ele tenha uma gama de atrativos, nós que o tornamos o sucesso que é. Nada melhor que freqüentar um local que nos sintamos bem, à vontade, mesmo que muitas vezes a custo de filas, mas que possamos nos deliciar com suas ofertas, mas principalmente nos deleitar e regozijar com nós mesmos, nossos amigos, familiares, colegas de trabalho, ou a sós conversando com o garçom amigo. O maior sucesso que o Boteco Colarinho tem a oferecer é o reflexo da amizade que cada um de nós carrega com aqueles que temos prazer em dividir a vida e brindar o próximo chope. Tim tim!
Bamberg Helles (Munich Helles - 5,2% APV) versão "mass" (1 litro). Um brinde à amizade!

Um comentário:

  1. Compartilho do mesmo pensamento sobre o Boteco Colarinho. Se trabalhasse em Botafogo, próximo ou morasse no Rio, com certeza aumentaria meu número de visitas!
    E falando do lançamento da Falke American IPA, mal posso esperar para degustá-la novamente!

    ResponderExcluir