Harmonizando a vida com cervejas, comidas de botequim e amizade

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Feliz #IPAday - BROOKLYN BREWERY

Tudo bem que na folhinha de seu calendário não consta isso, mas caso não saiba hoje é celebrado entre o meio cervejeiro o primeiro Dia Internacional das cervejas do estilo India Pale Ale, o já oficial #IPAday.
Mas o que é India Pale Ale ou, simplesmente, IPA ??? Segundo o livro Larousse da Cerveja, do Ronaldo Morado:
"Cerveja do século XVIII, fabricada especialmente para os oficiais do Exército Britânico residentes na Índia durante o período colonial, que enfrentavam calor insuportável e ausência de água potável.
Para ajudar a suportar a longa viagem desde a Inglaterra, sujeita a variações de temperatura e muito chacoalhar, a bebida era produzida com bastante lúpulo, o que lhe conferia sabor fortemente frutado e maior teor alcoólico."
Valendo ressaltar ainda que naquela época não existia geladeira, portanto não tinha como conservar as cervejas que estragavam antes de chegar ao destino. A única solução era adicionar mais lúpulo, um conservante natural, e aumentar o teor alcoólico para que ela não estragasse durante o transporte.
Brooklyn East India Pale Ale (IPA - 6,9% APV) 
harmonizando lindamente com queijo St. Paulin
Em 2010 algumas cervejas de micro cervejarias americanas aportaram no Brasil e dentre estas as que apresentaram melhor custo-benefício foram as cervejas da Brooklyn Brewery, que inclusive continua sendo a única representante americana ainda comercializada aqui. Após tê-las experimentado me tornei, de imediato, fã da East India Pale Ale. Era a primeira vez que sentia numa cerveja, em especial do estilo IPA, aromas cítricos tão evidentes como a laranja e o maracujá, também presentes no sabor (onde também percebemos o melão), tornando naquele momento essa cerveja especial e única para mim. Hoje, depois de ter degustado várias outras cervejas da escola americana e de outras regiões, já reconheço que esta IPA da Brooklyn é apenas mais uma dentre várias a nos presentear com esses aromas e sabores carregados do frescor das frutas tropicais.
Portanto não tinha como ser outra a não ser ela a minha representante para simbolizar o dia de hoje, 04/08/2011, desejando a todos um happy #IPAday.

Nenhum comentário:

Postar um comentário