Harmonizando a vida com cervejas, comidas de botequim e amizade

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Venenosas e lácteas – CERVEJARIA BODEBROWN

atual rótulo da Perigosa
Se te oferecessem uma cerveja cujo rótulo apresentasse aquele símbolo de risco tóxico, o da caveira sobre tíbias cruzadas, e essa mesma cerveja se chamasse Venenosa, você teria coragem de tomá-la? Talvez sim, uns diriam, pois à primeira vista soa mais como uma brincadeira lúdica que uma bebida realmente venenosa. Mas não foi o que achou o Ministério da Agricultura que na época obrigou a Cervejaria Bodebrown a alterar nome e rótulo de suas cervejas, para fins de registro junto ao MAPA.
Perigosa Imperial IPA (Imperial IPA - 9,2% APV)
                O verdadeiro perigo reside mesmo nos extremos e potência alcoólica apresentados pelas cervejas da linha Perigosa. Uma verdadeira bomba (no bom sentido) de lúpulo e apresentando mais de 9% de teor alcoólico a Perigosa Imperial IPA traz forte aroma e sabor cítricos, em destaque o maracujá, como se estivéssemos provando uma mousse dessa fruta. Diferente do frescor que sentimos com as cervejas do dia-a-dia, esta aqui esquenta o corpo, é bem amarga e picante, porém também tem um adocidado de caramelo (me lembrou aquelas balas de leite da Kopenhagen), freando o alto amargor e tornando a cerveja fácil de beber para os lúpulomaníacos! Pro consumidor não habituado pode parecer pesada.
Perigosa Imperial Milk Stout (Imperial Stout - 14,5% APV)

negra, opaca, densa, oleosa (a imagem ficou uma m***)
                Outra da linha é a Perigosa Imperial Milk Stout. Milk? Sim, “milk” de leite mesmo. Mas não vá achando que essa cerveja é um Toddynho com álcool, longe disso! Através da adição de lactose, responsável por trazer dulçor à fórmula da receita, é a acidez que mostra-se mais evidente criando sugestivo sabor de iogurte (mas também não vá dizendo que é um Chandelle com álcool!!!). Esta acidez fica mais equilibrada ao “casar” perfeitamente com os demais sabores, que são: café, chocolate, frutas vermelhas, ameixa, vinho do Porto, baunilha. Complexa e equilibrada ela é comercializada atualmente apenas em chope, restrita a poucos lugares do Brasil agraciados com seus barris através de enquete promovida pela Cervejaria Bodebrown para escolher que regiões a receberiam, valendo ressaltar que o Rio de Janeiro ficou em primeiro lugar na votação.

Um comentário:

  1. Quando ouvi falar da Imperial Milk Stout eu fiquei curioso e receoso ao mesmo tempo. Curiosos imaginando que sabor teria esta cerveja e morrendo de medo que tivesse o gosto puxado pro leite (que eu odeio!).

    Para minha felicidade a cerveja é maravilhosa e a 1ª memória sensorial que tive ao provar essa cerveja foi o gosto de iogurte caseiro que minha avó fazia quando era pequeno.

    Lógico que não se trata de um iogurte de cerveja, mas este foi um dos traços mais marcantes para mim.

    ResponderExcluir