Harmonizando a vida com cervejas, comidas de botequim e amizade

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Aniversariante da cidade sorriso - CERVISIA 1516


               Além do Boteco Colarinho, outro que aniversariou em agosto foi o Cervisia 1516, também completando 1 ano de existência. Bar, restaurante e empório que fica localizado no centro de Niterói, perto do Fórum e da Prefeitura nova, onde também costumam ocorrer mensalmente palestras envolvendo degustações de cervejas especiais, sempre realizadas pelo sócio Rogério Vasconcellos. Ano passado tive o prazer de ser um de seus alunos no curso de fabricação de cerveja artesanal, no Granel Armazém e Botequim, em Piratininga, mas como o Cervisia tem tomado muito do seu tempo, ele não está mais realizando os cursos.
                    Há um mês mais ou menos ampliaram seu tamanho com o aluguel de uma loja ao lado. Optaram por instalar um novo espaço com venda exclusiva de chopes Itaipava, creio que servindo como uma forma de atrair a ainda maioria do público desacostumado com cervejas especiais.
chorinho da dupla Ranieri & Brito e o Rogério, meu "professor"
               No dia da festa rolaram novidades como música ao vivo, chope Erdinger, dose dupla de chope Therezópolis Gold e Itaipava, além do prato do dia, rabada com agrião. Comecei com o caldinho de frutos do mar, participante do Festival Água na Boca All Mare, do Jornal O Globo, e o harmonizei com o chope de trigo, casando perfeitamente. Para almoçar escolhemos o “monte seu prato: escolha 1 carne, 3 acompanhamentos e 1 molho” e os escolhidos foram kassler (joelho de porco), arroz, feijão e batata-frita, e o molho de mostarda escura, e a cerveja eleita foi a Bierland Vienna, que começa doce, mas com um alto amargor bem persistente. União de Alemanha, Brasil e Áustria, todos juntos na mesa. Quase que servindo como uma sobremesa, minha namorada pediu uma Floris Fraise, uma cerveja com adição de frutas, bem leve, refrescante, doce, levemente ácida, onde o carro chefe é o alto cheiro e sabor de morango, e movidos pela curiosidade todos da mesa a experimentaram.
caldinho de frutos do mar, kessler com mostarda escura e acepipes do balcão
               A tristeza geral ficou por conta do delicioso caldinho de feijão, um sucesso que continua delicioso, mas diminuiu de tamanho (e também de preço, vale dizer), mas que não vem mais acompanhado do também delicioso pão com ervas, que agora é opcional, cobrado à parte. O coro era geral: queremos o antigo caldinho de feijão com pão de ervas de volta!
brinde com Bierlando Vienna (Vienna Lager - 5,4% APV), Floris Fraise (Fruit Beer - 3,6% APV) e chope Therezópolis Gold (Premium American Lager - 5% APV)
               E finalizando até de noite várias rodadas de chope Therezópolis, que depois foi substituído pelo chope Sulamericana, da mesma cervejaria Sankt Gallen e também participante da dose dupla. Chopes leves e sem muito destaque, mas que serviram para brindar a festa com os amigos presentes, celebrando esse reduto de boas comidas e cervejas especiais.
               É por essas e outras que gosto de morar na cidade sorriso, a minha Niterói. :)
Onde fica o banheiro? Logo ali atrás do rabo do elefante

Nenhum comentário:

Postar um comentário