Harmonizando a vida com cervejas, comidas de botequim e amizade

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Não é uma creche! - DELIRIUM CAFÉ


               Outro estabelecimento cervejeiro aqui do Rio que aniversariou em agosto foi o Delirium Café, a primeira e única filial das Américas (são 6 no mundo todo) do famoso bar belga de mesmo nome, mundialmente famoso, que inclusive já foi citado no Livro dos Recordes como a maior carta de cervejas com mais de 2000 rótulos do mundo todos servidas no bar.
               A filial de Ipanema não conta com essa variedade toda, mas mantém uma carta de respeito com mais de 300 opções entre belgas, alemãs, tchecas e nacionais, por exemplo, além de funcionar como importadora, via grupo Buena Beer, de cervejas belgas e trapistas, e ainda como representante exclusiva das cervejas das marcas belgas Delirium Tremens e St. Feuillien.
               A minha ida ao bar já estava mais do que postergada, então nada melhor do que visitá-los à época de seu mês de aniversário, pois aproveitaria para conhecer a casa e comprar algumas cervejas já que estavam com promoção de 20% de desconto em tudo. Comprei algumas belgas que ainda não tinha visto vendendo no Brasil, além da Gulden Draak (dragão dourado), que já namorava há tempos e cujo desconto facilitou minha aquisição, e algumas Floris e Mongozo, cervejas que recebem adição de frutas, para a minha namorada.
Gulden Draak, St. Idesbald: Blonde e Triple, St. Paul Triple, Affligem Triple, Floris: Chocolat, Apple e Framboise, Mongozo Banana
Judas (Belgian Golden Strong Ale - 8,5% APV)
               A decoração do bar é um caso a parte, a começar pela fachada, pois qualquer um ficaria maravilhado com os elefantes cor-de-rosa desenhados nas paredes, mascote das premiadas e apreciadas cervejas da linha Delirium Tremens, que com um apelo comercial tão forte arrisco dizer que é o símbolo mais conhecido do mundo cervejeiro. Dentro do bar mais elefantes cor-de-rosa decoram o ambiente junto com variados quadros e pôsteres de cervejas igualmente famosas, quase sem deixar espaço nas paredes, já que a dominam em totalidade. Fazendo frente a cervejas com nomes com temática religiosa, como Deus, Lucifer e Duvel (diabo em flamengo), um pôster curioso me chamou atenção, da belga Judas, pois não a conhecia, mas infelizmente não tinham na loja, pois confesso que a curiosidade me faria beber essa traíra!
               Fui a loja com o intuito de comprar algumas cervejas para degustar em casa, mas tinha que beber ao menos uma no bar para comprovar o aconchegante ambiente. Escolhi beber um chope das 5 torneiras disponíveis e (olha ele lá novamente!) o elefantinho cor de rosa marcava presença na chopeira exclusiva da Delirium Tremens. Como todos os barris dessa cerveja tinham acabado no dia da festa de aniversário da casa, foi substituído pelo chope da brasileira Colorado Indica. Também contavam com outro brasileiro, o Therezópolis Gold, o irlandês Guinness, o alemão Erdinger e o inglês Old Speckled Hen, meu escolhido. Servido no copo pint da própria cerveja, grifado com os nomes da mesma, o chope é um espetáculo aos olhos. Após servido, toda a volumosa espuma, de aspecto leitoso, começa a subir da base até a borda do copo, ocasionando o efeito cascata, para no fim assentar no topo formando um rijo e cremoso colarinho. Cremosa, amarga na medida e com um delicioso adocidado de caramelo, a tomei no balcão mesmo, me sentindo num verdadeiro pub inglês.
Old Speckled Hen (ESB/English Pale Ale - 5,2% APV)
               Devido a compromissos tive que abreviar minha visita, sem ainda provar os variados quitutes da casa, mas feliz em ter sentido todo o seu aconchego, hospitalidade e atenção dos funcionários e do barman gente fina, muito conversador, e ciente que não tardarei a retornar com mais calma e preferencialmente acompanhado de amigos. Então já sabem, passando por Ipanema, ao avistarem uma fachada azul desenhada com vários elefantes cor de rosa, saibam que aquilo não é uma creche, só parece uma! Portanto não hesitem em entrar sem pestanejar, mas não levem seus filhos. Brincadeira! Levem, mas expliquem que só poderão brincar com os elefantinhos quando tiverem 18 anos.
as 5 chopeiras e o onipresente elefante cor de rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário